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PI0137 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

O acesso à atenção em saúde bucal no SUS e as desigualdades socioeconômicas regionais no Brasil após a implantação do Brasil sorridente
Meira KSC, Zilbovicius C
Odontologia Social UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A proposta deste projeto é analisar os dados de acesso a serviços de atenção em saúde bucal , seja na atenção básica ou secundária do SUS, e dados epidemiológicos nas regiões brasileiras desde a implantação do programa Brasil Sorridente, em 2004 até 2020, cruzando com dados econômicos e sociais regionais. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura e busca documental de dados secundários em bases de dados oficiais, como o IBGE e E-SUS, buscando os dados epidemiológicos de saúde bucal, acesso a serviços de atenção em saúde bucal e cruzando-os com dados econômicos e sociais vinculados às desigualdades regionais do país.

Observou-se que, com a implantação do Brasil Sorridente, a utilização dos serviços odontológicos aumentou e a falta de acesso a eles diminuiu no Brasil entre 2003 e 2008. Porém, esse acesso é regionalmente desigual, retrato também das desigualdades econômicas e sociais do país, em que as regiões Norte e Nordeste são as mais prejudicadas. Desta forma, conclui-se que o SUS reproduziu as desigualdades regionais do país, e a falta de acesso à saúde bucal pública no Brasil está intimamente vinculada à persistente concentração econômica, de recursos e investimentos em determinados pontos do país, como nas regiões Sudeste e Sul.

(Apoio: PUB - Programa Unificado de Bolsas - PRG - USP)
PI0139 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Consciência sobre resistência a antibióticos e práticas prescritivas de estudantes de Odontologia
Marques D, Silva GS, Rosing CK, Petersen FC, Nicolau B, Junges R, Ricomini-Filho AP
BIOCIÊNCIAS FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Resistência a antibióticos é um dos maiores problemas no mundo atualmente. A fim de analisar a consciência e as percepções de estudantes de Odontologia a cerca do tema, um questionário foi construído, validado e enviado para estudantes de duas universidades públicas brasileiras (UNICAMP e UFRGS). Análises descritivas foram conduzidas e reportadas como médias seguidas pelo erro padrão. No total, 240 alunos participaram, obtendo taxa de resposta de 30%. Respondentes foram em sua maioria mulheres (75,8%) com idade média de 22,2 anos e quase metade da amostra (44,6%) relatou envolvimento com atividades de pesquisa. Em uma escala de 1 a 10, o tema 'Resistência a antibióticos' foi visto como principal prioridade (9,3±0,1), seguido por 'Mudança climática' (9,3±0,1) e 'Desigualdade de gênero' (9,2±0,1). Como prioridades para o futuro, foi relatado 'Conscientização do público' (9,7±0,1), seguido por 'Uso inapropriado de antibióticos em humanos' (9,6±0,1) e 'Práticas de higiene e prevenção de infecções' (9,4±0,1). Como última prioridade e diferindo das demais (p<0,0001) ficou 'Uso inapropriado de antibióticos em animais' (8,2±0,2). Para estudantes do último ano, a confiança para prescrever foi 8,2±0,2 (de 0 a 10). Como aprendizado futuro, a grande maioria mostrou interesse em receber mais informações e educação sobre a temática de resistência a antibióticos e práticas de prescrição.

Apesar da compreensão da urgência sobre o tema, os resultados apontam que a educação sobre resistência a antibióticos necessita de mais atenção e prioridade nos currículos de Odontologia.

(Apoio: FAPESP  N° 2020/01862-0  |  INTPART RESISPART (RCN)  N° 274867  |  INTPART RESISFORCE (RCN)  N° 322375)
PI0140 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Achados Clínicos Bucais da Doença Falciforme: Estudo Observacional Seccional
Passos SCS, Ribeiro EE, Conceição GASG, Bittencourt SSA, Santos DT, Barbuto KNS, Quintanilha RMC, Santos MPA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Doença Falciforme (DF) é caracterizada por um conjunto de hemoglobinopatias autossômicas recessivas de origem hereditária. Devido aos altos índices de morbimortalidade, é considerada um grave problema de saúde pública, sendo a população negra a mais afetada. O objetivo deste trabalho é ilustrar alguns achados clínicos de 200 pessoas com DF, participantes de uma pesquisa situada no principal hemocentro do estado do Rio de Janeiro, Hemorio (CAAE nº 62609316.1.3002.5267). Constituíram as manifestações encontradas no estudo, e suas respectivas expressividades: palidez de mucosa (37%), icterícia (74%), opacidades (53%), maloclusão (71%) e candidíase (3%). Tais achados corroboram com a busca nas bases de dados: PUBMED, LILACS e Scielo com os descritores: "Sickle Cell Disease", "Sickle Cell Anemia" AND "Oral Manifestations", entre 2012 a 2022. Foram selecionados 09 artigos.

Conclui-se que a literatura revisada corroboram com os achados clínicos do estudo. Porém, há lacunas sobre os aspectos clínicos bucais da DF para qualificar o diagnóstico pelo cirurgião-dentista e permitir o adequado manejo.

PI0142 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Custo-efetividade de medicações preemptivas para o manejo de efeitos adversos na exodontia de terceiros molares
Ferreira LF, Gomes Filho FN, Silva TVS, Lucena EHG, Raymundo MLB, Cavalcanti YW
CCS - Centro de Ciências da Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Realizou-se uma avaliação econômica para analisar o custo-benefício de medicações preemptivas utilizadas na exodontia de terceiros molares. Árvores de decisão foram estabelecidas para construção dos modelos na perspectiva do paciente. Os custos foram obtidos a partir de uma pesquisa de mercado. As medidas de efetividade (limitação da abertura bucal e dor pós-operatória após 48h) foram obtidas em ensaios clínicos randomizados da literatura. Para os dois modelos, uma coorte hipotética de mil indivíduos foi gerada por meio de uma simulação de Monte Carlo. Distribuições gama foram geradas para as medidas de custo, enquanto as medidas de efetividade foram obtidas a partir de uma curva normal com valores de média e desvio-padrão, considerando-se uma variação de 5% das estimativas. As tecnologias avaliadas foram: dexametasona 8mg (DX8); metilprednisolona 40mg (MP); diclofenaco 50mg associado com tramadol 50mg (DCTR); e dexametasona 4mg associado com tramadol 50mg (DXTR). As terapias com MP e DCTR foram dominadas em todos os cenários. Para dor pós-operatória, o tratamento com DXTR apresentou melhor custo-benefício, com ganho monetário líquido de 31,5% comparado ao tratamento de menor custo (DX, R$ 1,77). Considerando a limitação de abertura bucal, a medicação DXTR apresentou melhor custo-benefício (%NMB=18,71%), sendo uma opção de escolha junto a DX.

Na exodontia de terceiros molares, a administração de dexametasona 8 mg e dexametasona 4 mg associada com tramadol 50 mg são opções de escolha para reduzir a dor pós operatória e limitação da abertura bucal após 48 h.

PI0143 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Percepção de docentes sobre a gamificação no ensino superior: resultados preliminares
Araújo LF, Miranda MSL, Saito MT, Silveira ADS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A gamificação é uma metodologia ativa que propõe inserir a aprendizagem baseada em jogos em sala de aula como maneira de introduzir um ensino lúdico que capte a atenção dos alunos. O objetivo dessa pesquisa transversal foi investigar o uso da gamificação por docentes do ensino superior (DES) e suas percepções sobre o tema. Após aprovação no comitê de ética (CAAE n: 49928021.4.0000.0018; parecer n: 4.946.473), um questionário on-line com 19 perguntas fechadas e uma aberta foi aplicado de abril a maio de 2022 em amostra não probabilística. Cinquenta e oito DES responderam ao questionário. Os dados foram tabulados e analisados por meio dos testes chi-quadrado e exato de Fisher, com α=5%. Os resultados obtidos apontam que 56,9% (n=33) dos DES utilizam a gamificação no cotidiano da sala de aula e a maioria destes (32; 97%) a considera um método eficaz para o ensino. Não houve associação (p>0,05) entre o uso de games e a titulação do docente (especialista, mestre ou doutor), tipo de instituição (pública ou privada) ou a característica da disciplina (teórica ou prática).

O uso da gamificação tem ganhado uso e destaque no ensino universitário, principalmente diante da pandemia de COVID-19 e sido percebido como um método eficaz de ensino de acordo com os docentes entrevistados.

PI0144 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação do grau de dependência, controle de placa bacteriana e qualidade de vida de crianças com transtorno do espectro do autista
Poli MCF, Rodrigues JVS, Stein MCRV, Turcio KHL, Duque C, Aranega AM, Nakamune ACMS, Theodoro LH
Odontologia Preventiva e Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se com esse estudo avaliar o grau de dependência geral e bucal, a presença de Placa Bacteriana Visível (PBV) e a Qualidade de Vida (QV) de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), além de avaliar a QV e sobrecarga dos seus cuidadores. Estudo observacional transversal foi realizado com 119 crianças (5 a 15 anos) com TEA e seus cuidadores no ano de 2021. Aplicou-se ao cuidador um questionário sobre as características das crianças, e o WHOQOL-Bref e Burden Interview para mensurar a sua QV e sobrecarga, respectivamente. Foi aplicado à criança o questionário AUQEI para verificar a sua QV e realizado o exame clínico para avaliar PBV. Os dados coletados foram tabulados e submetidos ao teste de correlação de Spearman e também à análise de Regressão Logística Múltipla com Intervalo de confiança de 95%. Observou-se que: 52% das crianças estavam no TEA nível 1, sendo a maioria meninos e com idade média de 9,2 anos; 70% eram dependentes nas atividades gerais e 65% para higiene bucal; 70% apresentaram até 25% dos sítios com PBV. A maioria dos cuidadores apresentaram baixa QV no domínio de apoio social e sobrecarga leve à moderada. Notou-se correlação positiva fraca entre a idade da criança com o PBV e a sobrecarga do cuidador, e negativa entre a QV da criança e a sobrecarga do cuidador.

Concluiu-se que apesar da maioria das crianças com TEA serem dependentes dos seus cuidadores, apresentam bom controle de placa bacteriana e boa QV, enquanto seus cuidadores apresentam baixa QV em relação ao apoio social que possuem, e a maioria apresentaram sobrecarga de leve a moderada.

(Apoio: FAPESP  N° 2020/12684-5)
PI0145 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Evolução da fiscalização profissional do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais no período de 2016-2021
Rodrigues-Neto JA, Silva RAL, Oliveira SGD, Drummond AMA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Essa pesquisa teve o intuito de discutir sobre as atividades de fiscalização realizadas no período de 2016-2021 do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG), a partir dos relatórios anuais de Fiscalização disponíveis no Portal da Transparência. Foram coletados e tabulados os dados referentes ao número de municípios pertencentes em cada delegacia do estado, o quantitativo de profissionais de todas as categorias por delegacia e o número de atividades ou visitas realizadas pelos fiscais. De 2016 a 2021, observou-se um aumento do número de Auxiliares de Saúde Bucal cadastrados e uma manutenção do número de cirurgiões-dentistas e Técnicos em Saúde Bucal. As atividades de fiscalização realizadas variaram de acordo com a delegacia, categoria profissional e ano. As medidas restritivas impostas pela pandemia de COVID-19, limitou a atuação da fiscalização com decréscimo na relação de fiscalizações realizadas por total de profissionais no ano de 2020, e aumento dessa proporção em 2021, sendo esta superior aos anos anteriores.

A fiscalização do CRO-MG tomou novos rumos a partir de 2016 e serviu de exemplo para os demais CROs do país, com o desenvolvimento e implantação do software Alferes, sendo a evolução mais marcante no sistema de fiscalização. O maior desafio para os CROs está em compreender as complexas situações que permeiam o processo da fiscalização, com uma atuação qualificada do fiscal que envolve a atuação prática, bem como a atuação com relação aos conflitos entre os profissionais e ilegais e, até a postura do fiscal em seu processo de trabalho.

PI0147 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Representações sociais dos sentimentos e vivências dos estudantes de odontologia no cenário pandêmico da COVID-19
Sousa IO, Souza LA, Bulgareli JV, Herval AM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo teve como objetivo explorar os sentimentos e as vivências dos alunos com o ensino remoto em tempo de COVID -19.Trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudantes de Odontologia cursando o 9º e 10º período da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. Foi aplicado um questionário para conhecer o perfil dos participantes e realizado uma entrevista semiestruturada, audiogravadas, apoiada por um roteiro de entrevista. O método de saturação teórica foi definido para selecionar os 12 estudantes participantes do estudo. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da análise de conteúdo temática. A Teoria das Representações Sociais proposta por Moscovici foi o referencial teórico adotado para a discussão dos dados. A análise resultou em três categorias principais: "Objetivação da suspensão das atividades acadêmicas presenciais", "Frustração diante da representação social do sucesso eminente com a formatura" e "Representações sobre o ensino remoto no contexto pandêmico". A partir dessas categorias foi elaborado um modelo teórico pautado na formação das Representações sociais, a saber: a ancoragem e a objetivação.

Conclui-se que o processo de ancoragem foi baseado no afastamento dos estudantes das aulas presenciais e na adoção do ensino remoto como metodologia de aprendizado, evidenciando a dificuldade de incorporação não-familiar para o âmbito familiar. No processo de objetivação os estudantes materializaram o não-familiar por meio dos sentimentos como medo e incerteza e das vivências relatadas na pandemia da Covid-19.

(Apoio: CNPq  N° 132900/2021-1)